quarta-feira, 7 de julho de 2021

SOP x Ovários Policísticos


Síndrome dos Ovários Policísticos - SOP

 A SOP é uma doença endócrina complexa! Bem complexa, eu diria.

É caracterizada pela irregularidade menstrual ou ausência de menstruação (amenorréia). vários outros sintomas desencadeados pelo hiperandrogenismo (aumento de hormônios masculinos), tais como :

  • Acne 
  • Aumento da oleosidade da pele e cabelos
  • Alopécia
  • Surgimento de pêlos

Além desses sintomas, o aumento de peso é bastante comum.

É importante mencionar que as portadoras da SOP são três vezes mais propensas a desenvolver quadros de ansiedade e depressão e a SOP também está ligada ao aumento de chances de doenças cardíacas.


E claro, causadora de infertilidade, visto que o ciclo menstrual se torna totalmente desregulado ou inexistente( meu caso!)

Ovários Policísticos

Já os ovários policísticos são 'apenas' cistos nos ovários, sem os sintomas apresentados na SOP!

Leia aqui se quiser entender mais!


Por muito anos , eu me tratei como portadora de ovários policísticos... mas o meu caso é SOP mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?Deixe aqui seu comentário,ele é muito importante para mim!